Sites Grátis no Comunidades.net
Madre de Deus/Bahia



História da Cidade de Madre de Deus/Bahia 

Madre de Deus é um município brasileiro do estado da Bahia. Possui uma área de 11,141 km², com uma população recensea

da em 2007 de 15.432 habitantes. Seu antigo nome era Ilha dos Cururupebas, em virtude do cacique tupinambá Cururupeba que habitava nessa ilha e que após anos de resistência, sucumbiu às investidas dos colonizadores portugueses.

Geografia

O município é localizado em uma ilha. Sua ligação com o continente é através dos municípios de Candeias e São Francisco do Conde. Apenas 100 metros a separam docontinente e uma ponte foi construída no fim dos anos cinquenta com a criação doterminal marítimo da Petrobras. Com a maré baixa é possível atravessar a pé de um lado para outro. A ilha situa-se na Baía de Todos os Santos, a maior do Brasil. O município antes pertencia a Salvador e emancipou-se no fim dos anos oitenta. Além do terminal marítimo da Petrobras, outras atividades são a pesca artesanal e o turismo pois trata-se da praia mais próxima da região. É uma região marcada por fortes agressões ecológicas, oriundas da indústria petrolífera, sendo marcantes na História do Município os derramamentos de petróleo de 1992 e 1999.

Este município é subdividido em duas macro-áreas: a Ilha de Madre de Deus e a Ilha de Maria Guarda. A ilha de Madre de Deus, por sua vez, se divide nos bairros do Centro, Suape, Cação, Marezinha, Mirim, Alto do Paraíso, Apicum, Nova Madre de Deus e Quitéria.

Praias

Cultura

No período de carnaval acontece a festa Madre Fest, com a qual a cidade recebe milhares de turistas.

Esporte

O município é lar do clube de futebol Madre de Deus Sport Clube, fundado em 22 de janeiro de 2002, que em 2008 venceu de forma invicta a Segunda Divisão Baiana de 2008, e se qualificou para disputar a Primeira Divisão Baiana 2009.


Enquete

Total Votos: 2



ONLINE
1